Durante o mês de junho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou uma série de ações voltadas à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, em alusão ao Junho Violeta.
A mobilização reuniu diferentes instituições em uma atuação integrada, reforçando a importância do trabalho em rede para garantir a proteção e a promoção dos direitos da população idosa. Participaram das atividades o CREAS, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CIAPI), a Procuradoria-Geral do Município (PGM) e a Rede Catarina de Proteção à Mulher, do 34º Batalhão de Polícia Militar.
Ao longo da campanha, foram promovidas palestras e ações educativas presenciais, levando informação e orientação diretamente à comunidade. As atividades abordaram a identificação dos diferentes tipos de violência contra a pessoa idosa, os canais de denúncia, os direitos garantidos por lei e a importância da participação da sociedade na prevenção e no combate aos abusos.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Gunnar Chaves, o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa depende do compromisso coletivo e da atuação integrada dos órgãos públicos. "Proteger nossos idosos é uma responsabilidade de toda a sociedade. Quando unimos a assistência social, os órgãos de proteção, a segurança pública e a comunidade, fortalecemos a rede de apoio e mostramos que a violência não será tolerada. O Junho Violeta reforça esse compromisso permanente com o respeito, a dignidade e a garantia de direitos", destacou.
A iniciativa também reforçou o papel da atuação conjunta entre a assistência social, os órgãos de proteção e as forças de segurança. Essa integração fortalece a rede de atendimento, amplia o acolhimento às vítimas e contribui para uma resposta mais eficiente diante de situações de violação de direitos.
Fonte:Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência
Palavras-chaveFonte Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência





