MENU



Lula se reúne com ministro das Relações Exteriores em meio à tensão com os EUA Política

Lula se reúne com ministro das Relações Exteriores em meio à tensão com os EUA

19-07-2025 há 11 mêses

Publicidade

Em meio ao embate com Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para uma reunião que não estava na agenda deste sábado (19).O encontrou durou cerca de duas horas no Palácio da Alvorada. Segundo o Planalto, o principal tema da conversa foi a viagem do presidente ao Chile na próxima segunda-feira (21), quando embarca para uma cúpula de líderes sobre a defesa da democracia em Santiago.A reunião com Mauro Vieira ocorreu após o governo dos Estados Unidos aplicarem sanções contra autoridades brasileiras, em razão da “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente foi alvo de operação da Polícia Federal na sexta-feira (18) e precisou colocar tornozeleira eletrônica.

Secretário Marco Rubio revoga vistos de Moraes e outros sete ministros do STFSecretário Marco Rubio anuncia sanções contra ministros do STF – Foto: Reprodução

O secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou na noite de sexta-feira a revogação do visto de Alexandre de Moraes e de outros sete ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

Lula repudia ‘interferência inaceitável’ do governo Trump contra o STF

O presidente Lula manifestou solidariedade aos ministros do STF e classificou a decisão do governo estadunidense como “arbitrária e completamente sem fundamento”.

“A interferência de um país no sistema de Justiça de outro é inaceitável e fere os princípios básicos do respeito e da soberania entre as nações”, acrescentou em nota.

Governo brasileiro alivia tom após primeiras reações de Lula contra tarifaço de Trump – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND e Donald Trump/@realdonaldtrump/Reprodução/NDGoverno brasileiro alivia tom após primeiras reações de Lula contra tarifaço de Trump – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND e Donald Trump/@realdonaldtrump/Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse em entrevista à CNN na quinta-feira (17) que Lula e Trump poderão conversar.

“O presidente Lula fala com todos os chefes de Estado e de governo, sempre manteve excelente relação, nos seus dois primeiros mandatos com os chefes de Estado do governo americano”, declarou o ministro. “Eu tenho certeza de que se for dada a circunstância, eles se falarão”.

Palavras-chave
O ministro das Relações Exteriores



logo

Siga no
Instagram


@Imbituba News Oficial

Seguir

Inscreva-se
no Grupo de
WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO