O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste sábado (10) o envio de 40 toneladas de insumos e medicamentos de hemodiálise para a Venezuela. O objetivo é “restabelecer os estoques do centro de distribuição venezuelano, atingido pelos bombardeios norte-americanos”, escreveu Lula, na rede social social X.
O ataque dos Estados Unidos em Caracas destruiu o maior centro de distribuição de medicamentos do país. O Brasil ainda deve encaminhar mais 60 toneladas de medicamentos para atender, de forma prioritária, cerca de 16 mil pacientes que precisam de tratamento de hemodiálise e estariam desassistidos.
Ataque dos EUA contra a Venezuela
“Essa doação não afeta a estrutura e assistência dos cerca de 170 mil pacientes que realizam diálise atualmente no Sistema Único de Saúde. Temos estoques seguros no Brasil e podemos ser solidários com o país vizinho. Não podemos esquecer que, durante a pandemia da covid-19, a Venezuela nos disponibilizou 130 mil metros cúbicos de oxigênio para o tratamento dos nossos cidadãos, diante de uma crise por uma má gestão do governo passado”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O país vizinho receberá medicamentos de uso contínuo, filtros, linhas arterial e venosa, cateteres e soluções para o tratamento da hemodiálise. Os insumos foram garantidos por doações de hospitais universitárias e filantrópicos de todo o país.
As doações ficarão armazenadas no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Ministério da Saúde, localizado em Guarulhos (SP), até serem totalmente despachadas.
Palavras-chaveaté serem totalmente despachadas.





