O Governo de Santa Catarina e a Embraer iniciaram tratativas para a criação de um polo aeroespacial no Estado. A iniciativa pretende reunir empresas, instituições e órgãos públicos para fortalecer o setor tecnológico e industrial catarinense. O encontro ocorreu em Florianópolis no dia 30 de setembro, e foi organizado pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação), em parceria com o Sapiens Parque e a SCTI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação).
Por que Santa Catarina pode se tornar um polo aeroespacial?
Santa Catarina pode se tornar um polo aeroespacial com apoio da EmbraerFoto: Divulgação/Fapesc
Os representantes da Embraer destacaram áreas prioritárias para investimento e desenvolvimento no setor aeroespacial no Estado, incluindo sensores, comunicações, manufaturas avançadas, certificações, propulsores elétricos, indústria têxtil para montagem de assentos e a criação de estruturas colaborativas para pesquisa e tecnologia.
A ideia é que o polo aeroespacial em Santa Catarina funcione como uma rede colaborativa, reunindo empresas, universidades, centros de pesquisa e órgãos públicos para desenvolver novas tecnologias e fortalecer a indústria catarinense.
“Nosso objetivo era simples, mas desafiador: como podemos unir iniciativas e criar um cluster aeroespacial no estado para fortalecer o setor industrial e tecnológico?”, destaca Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc.
O objetivo do governo e da Embraer é unir esforços para que a inovação e a tecnologia avancem de forma sustentável, fortalecendo a formação de profissionais e consolidando estruturas capazes de atrair novos investimentos para Santa Catarina.
Santa Catarina pode se tornar um polo aeroespacial com apoio da Embraer
polo aeroespacial com apoio da Embraer





