MENU



8ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e profissionais para debater políticas públicas em Imbituba Eventos

8ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade e profissionais para debater políticas públicas em Imbituba

24-06-2026 há 1 dia

Publicidade

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Imbituba foi realizada nesta segunda-feira (23), reunindo representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para discutir propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.

Estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Saúde, Madalena Nunes, a presidente da Comissão Organizadora e representante da Comissão Especial do Conselho Municipal de Saúde, Maria de Lourdes Souza Pires, o vereador Matheus Gelinski, além de outras autoridades.

Promovido pela Prefeitura de Imbituba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento teve como tema “Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”.

Com caráter deliberativo e propositivo, a conferência teve como objetivo subsidiar a implementação de políticas públicas efetivas e humanizadas nas esferas municipal, estadual e federal. Durante o encontro, os participantes debateram propostas relacionadas à organização e ao aprimoramento dos serviços de saúde, que poderão ser encaminhadas para as etapas estadual e nacional da conferência.

As conferências de saúde são espaços de participação social previstos para avaliar avanços, desafios e necessidades do SUS. Realizadas periodicamente, elas contam com representantes de diferentes segmentos da sociedade e são desenvolvidas, em sua maioria, em três etapas: municipal, estadual e nacional.

0Z3A8157

O evento também destacou a importância histórica das conferências para a construção do sistema público de saúde brasileiro. O SUS teve origem no movimento da Reforma Sanitária e consolidou-se a partir das discussões realizadas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada um marco na formulação das diretrizes que posteriormente foram incorporadas à Constituição Federal.

Ao longo da programação, os participantes discutiram temas relacionados à saúde pública e aprovaram propostas destinadas a contribuir com a formulação e o aprimoramento das políticas de saúde em diferentes níveis de governo.

Durante a conferência, também foi realizada a eleição dos delegados que irão representar o Município na 10ª Conferência Estadual da Saúde.

Confira abaixo os eleitos:

  • Manoel Augusto Marcelino (Usuário SUS)
  • Maria de Lourdes Souza Pires (Usuário SUS)
  • Lizandra Felisbino (Usuário SUS)
  • Ricardo Pires (Usuário SUS)
  • Alana Fraga de Aguiar (Profissional de Saúde)
  • Shirlei Silva da Silva (Profissional de Saúde)
  • Sandra Mara Leal (Prestador de Serviços SUS)
  • Daiane Cristina Leopoldo (Gestão do SUS)

A vice-prefeita e secretária de Saúde, Madalena Nunes, destacou a importância da participação popular na construção das políticas públicas do setor durante a conferência. “Este foi um momento fundamental para ouvirmos a população, os trabalhadores da saúde e todos os segmentos envolvidos no SUS. A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático de diálogo e construção coletiva, onde discutimos as necessidades do município e elaboramos propostas que contribuirão para o fortalecimento da saúde pública, garantindo um atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade para a nossa comunidade”, ressaltou.

Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência

Palavras-chave
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência



logo

Siga no
Instagram


@Imbituba News Oficial

Seguir

Inscreva-se
no Grupo de
WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO