Antes de Nossa Senhora Aparecida ser proclamada Padroeira do Brasil, o país já tinha outro santo com esse título: São Pedro de Alcântara.
A devoção ao frade espanhol, ligado à ordem franciscana, vem da época do período colonial. E mesmo com proclamação da Santa, que é celebrada neste 12 de outubro, o religioso também segue sendo reconhecido como Padroeiro do Brasil.
“Nada mudou. São Pedro ficou como Padroeiro e Nossa Senhora Aparecida como a Padroeira do Brasil. Penso ser mais conhecida pelo seu Santuário, que aqui recebe pessoas do Brasil todo e até do exterior”, explicou a historiadora Tereza Pasin.
A proclamação oficial de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil aconteceu em 1930. O decreto foi assinado pelo Vaticano em 16 de julho daquele ano, durante o pontificado do Papa Pio XI. A cerimônia que confirmou o título de Padroeira do Brasil foi realizada no Rio de Janeiro, quase um ano depois.
“A imagem foi levada de trem. Em todas as estações, havia pessoas esperando o trem de Nossa Senhora Aparecida passar. [...] O trem chegou no Rio de Janeiro e o cardeal, Dom Sebastião Leme, a proclamou padroeira do Brasil”, relembrou a historiadora.

A imagem foi conduzida sob um carro e escoltada por soldados do Exército e da Marinha, que marchavam ao lado da imagem. A historiadora relembra que aviões também sobrevoavam a imagem, cobrindo-a de flores.
“A imagem foi colocada no altar, sob um tablado que ficou sobre uma escadaria para que a solenidade pudesse ser vista pelo povo – e Dom Sebastião Leme iniciou o solene ato da proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil”.
Segundo Tereza, o cardeal Dom Sebastião Leme ainda enviou um telegrama ao Papa Pio XI, relatando o evento da proclamação da Padroeira. A mensagem dizia o seguinte:

– Multidão, cerca talvez de 1 milhão de pessoas, presença de 25 bispos, núncio apostólico, membros do corpo diplomático, presidente da República, instituições religiosas, civis, classes populares. Levou triunfo a imagem Padroeira, mãe do povo brasileiro.
O feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, só ocorreu anos após a proclamação da Santa como Padroeira: em 30 de junho de 1980.
A data escolhida foi 12 de outubro, pois nessa mesma data, em 1717, que três pescadores encontraram a imagem da Santa, que viria a ser conhecida como Nossa Senhora de Aparecida, no rio Paraíba do Sul.
Palavras-chaveno rio Paraíba do Sul.