MENU



Dívidas dos municípios com a União poderão ser parceladas em 300 vezes Legislativo

Dívidas dos municípios com a União poderão ser parceladas em 300 vezes

02-05-2025 há 1 ano

Publicidade

Os deputados federais querem analisar a proposta de emenda constitucional, que prevê parcelamento das dívidas dos municípios com sistema previdenciário. A intenção é que as prefeituras possam dividir as pendências com a União em 300 parcelas mensais.

Na próxima terça-feira (06), uma comissão especial será instalada. O colegiado será responsável por discutir e analisar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pretende renegociar as pendências municipais.

Dívidas dos municípios será discutida em comissão especialCâmara vai analisar em comissão especial a PEC das dívidas dos municípios – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A proposta de autoria do senador Jarder Barbalho (MDB-PA) tramita no Congresso Nacional desde 2023. No Senado, o texto foi aprovado em agosto do ano passado e somente agora chega a uma comissão específica na Câmara para ser apreciado.

Dívidas dos municípios em SC

O estado de Santa Catarina, apresenta bons índices de endividamento, em relação a arrecadação. De acordo painel de endividamento dos entes subnacionais, a dívida do estado no último quadrimestre de 2024, era de pouco mais de R$ 13,1 bilhões, contra R$ 46 bilhões arrecadados.

O volume da dívida catarinense se mantem dentro do limite aceitável pelo tesouro nacional, que estima teto máximo de 120%. Santa Catarina está na casa de 28%. Penha foi o que registrou pior cenário com 85,4%, com dívida de mais de R$ 61 milhões e receita corrente líquida de R$ 71 milhões.

Palavras-chave
Dívidas dos municípios em SC



logo

Siga no
Instagram


@Imbituba News Oficial

Seguir

Inscreva-se
no Grupo de
WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO